LIDANDO COM A ALIMENTAÇÃO

“Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as àrvores em que há fruto que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.” (Gênesis 1:29)

O texto acima nos informa claramente que o regime alimentar original recomendado por Deus para o homem consistia de frutas, cereais, nozes e legumes, ou seja, uma das primeiras preocupações de Deus após a criação da humanidade foi a alimentação para o corpo humano.

Mesmo após a entrada do pecado no mundo, os homens que se alimentavam de acordo com o plano original de Deus viviam muito mais do que as pessoas dos nossos dias. Eram muito mais vigorosos e sadios, afinal de contas, ingeriam alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, sem químicas. Todos, sem exceção, eram essencialmente vegetarianos, já que a carne até então não havia sido perrmitida para consumo por Deus. Vale como curiosidade, lembrar que por causa destes bons hábitos de qualidade alimentar, tornou fomoso o homem de maior longevidade que viveu nesta terra: seu nome, Matusalém. Com 969 anos, fez parte justamente da última geração de seres humanos que viveram de acordo com a dieta original.

Após o Dilúvio, devido ao fato de haver pouca vegetação na terra pelo estrago das águas, Deus permitiu a Noé e sua família que a partir de então poderiam ter uma dieta diferente (Gênesis 9:2-4), a base de carnes, porém instrui o que poderia ser ingerido (animal limpo) e o que não podia ser ingerido (animal imundo). "Coincidentemente" deste então, os homens nunca mais viveram pouco mais do que 100 anos de acordo com os relatos bíblicos... tire suas conclusões!

Em Levítico 11, Deus reitera no verso 47 a distinção entre imundo e limpo, mostrando em todo o capítulo o que podemos e o que não podemos comer. Entre tantos alimentos, destaca-se a questão da carne de porco e obviamente seus derivados, já que o próprio nome deixa a desejar, quanto mais as condições em que ele vive. Interessante notar que este texto foi escrito há 3500 anos, portanto surge a pergunta: como Moisés poderia saber que "de cada cinco linguiças de porco, dos melhores mercados, uma contem triquinas vivas” (Diseases of Food Animals , págs. 7 e 8). E que em exames pós-morte feitos por esses médicos em pedaços de músculos do diafragma de 100 corpos, 23 tinham triquinas, sendo que observou-se pelo microscópio larvas vivas, enrolando-se e desenrolando-se.

Portanto, esta distinção não era somente uma regra judaica, já que Noé nunca foi judeu. Era uma lei que existia antes de Abraão, o primeiro judeu. Em Isaías 66:15, um texto muito forte que fala do fim dos tempos, diz que esta regra continuará até que este mundo acabe.

Obedecendo estes "conselhos", o famoso profeta Daniel junto a seus amigos (Daniel 1:8) “persistiu em solicitar” apenas vegetais simples em vez de as iguarias do rei, e água em vez de vinho do rei. A questão sobre o que era mais saboroso não vinha ao caso. Certamente exigiu fé e coragem insistir nesse assunto, visto que Deus se interessava por esses jovens, ele cuidou de que o principal oficial da corte estivesse disposto a colaborar com eles. Contudo, esse oficial temia atender ao pedido de Daniel por recear o efeito que tal dieta teria sobre a saúde de Daniel. Assim, Daniel pediu permissão para tentar essa dieta por dez dias. Ele tinha firme fé que obedecer à lei de Deus não apenas lhe daria uma boa consciência, como também seria benéfico para a sua saúde. Fato é que ao final de dez dias, a aparência deles era mais bonita e saudável do que a de todos os outros da corte! O Senhor dava-lhes conhecimento, perspicácia e sabedoria, assim, quando compareceram à presença do rei após os três anos de treinamento, ele os achou “dez vezes melhores do que todos os sacerdotes-magos e os conjuradores que havia em todo o seu domínio real”. (Daniel 1:20). Entre tantas coisas, Deus nos ilumina dizendo que não devemos ingerir gorduras (Lev.3:17), mas o homem prefere entupir suas veias e morrer de infartos. Nos diz para não ingerirmos "peixes de couro" (Lev.11:10) mas as incidências de câncer no mundo são cada vez maiores. Diz para não ingerirmos bebidas alcoólicas para evitarmos problemas (Prov.23:29-35), mas o homem insiste em bater o carro, atropelar outras pessoas, morrer de cirrose, maltratar a família! Ahhh, como tudo seria mais fácil se os homens obedecessem a Deus!

Busque domínio que vem do Alto sobre seus hábitos. A alimentação pura e saudável, isenta de gorduras, açúcares, chocolate, álcool, cigarro, entre outras coisas piores, significa viver com saúde, obedecendo a Deus e adquirindo uma mente mais clara para que entendamos a Sua vontade, além de evitarmos problemas emocionais e físicos. Hoje você aprendeu algo sobre as carnes, pense bem sobre isso!

REFLEXÃO: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Coríntios 10:31)

Posts Relacionados

Seguidores